Sublime – Um pouco além do básico

Tenho utilizado Sublime Text em meus projetos PHP e estou muito contente com ele. Passei a utiliza-lo também para editar arquivos texto do sistema, de configuração, json, xml e etc. Vou passar algums dicas de como tenho usado o app e como você pode usar ele ainda mais.

Utilize Sublime CLI

Talvez você não saiba mas é possível usar facilmente o Sublime a partir do terminal, mas este CLI não é adicionado ao nosso ambiente por padrão. Para adiciona-lo siga conforme abaixo no seu terminal:

ln –s /Applications/Sublime\ Text.app/Contents/SharedSupport/bin/subl /usr/local/bin/subl

Assim você pode utilizar esse belo editor na hora de editar um arquivo de configuração, como seus hosts por exemplo:

sudo subl /private/etc/hosts

ou qualquer arquivo com:

subl nome_do_arquivo.ext

Search e Replace

Um recurso que eu achei sensacional no Sublime Text é o recurso de Search e Replace, aí você me fala… – “mas todo editor de texto tem isso”.. verdade, mas eu acho simples e completo como funciona no Sublime Text.

⌘ + Option + F abre a caixa de Search and Replace

Search and Replace

Nessa caixa você tem opções que podem auxiliar em muito na busca, o que acho mais incrível é o primeiro botão, Expressões Regulares (Regular Expressions ⌘ + Option + R) Com ele você pode fazer buscas com expressões regulares e fazer os replaces necessários. Bem útil quando você quer buscar uma tag específica, ou alterar o nome similar de imagens. (Em breve pretendo falar sober Expressões Regulares em algum post).

O segundo Botão é o “maiúsculas e minúsculas” (Case Sensitive ⌘ + Option + C) , uma grande ajuda quando o que você procura é o NomeDeUmArquivo.jpg que está fora do padrão do projeto para alterá-lo para o correto.

Palavra exata (Exact Match ⌘ + Option + W) Ajuda a trazer os resultados exatos, por exemplo quando você busca por “image” não terá “imagem” como um resultado.

Sobre outros atalhos: Enter busca a próxima palavra, Shift+Enter busca a anterior e Option+Enter busca Todas.

Manter Maiúsculas e Minúsculas  (Preserve Case ⌘ + Option + A) é outro recurso bem legal, onde será feito o replace, mas as letras maiúsculas/minúsculas da palavra serão mantidas.

Segue um exemplo bem legal de Search and Replace usando Expressões Regulares e Manter Maiúsculas e Minúsculas:

Executando o Search

before_replace

Depois do Replace

after_replace

Ainda no recurso de Search and Replace, você pode fazê-lo em mais de um arquivo por vez, ou mesmo em uma pasta/subpastas com o comando ⌘ + Shift + F.

Seleção múltipla

Você pode fazer seleção múltipla segurando o ⌘ enquanto com o mouse seleciona as palavras. Após isso você pode editar todo o trecho selecionado.

ezgif.com-add-text

Alguns atalhos úteis para esse tipo de seleção são:

<ESC> desfaz a seleção múltipla, voltando para a primeira seleção.

⌘ + U Desfaz a última seleção

⌘ + D Seleciona um texto idêntico ao da última seleção.

⌘ + Control + G Seleciona todas as ocorrências da última seleção.

⌘ + L  Seleciona todas as linhas da seleção múltipla

Selecionar Colunas

Um efeito similar à seleção múltipla é conseguido com a seleção de colunas, para fazê-la basta segurar Option enquanto faz a seleção com o Mouse.

ezgif.com-optimize2

Por enquanto é isso, tenho muito mais para mostrar mas fica para um próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *